SCOTT Spark 2022: as novas Scott Spark RC e Spark 900 chegaram
Publicado
Givisiez, Suíça. Junho de 2021.
A família Spark tem sido uma das chaves para o sucesso da SCOTT na indústria de MTB há vários anos. As linhas de bicicletas Spark RC e Spark 900 sempre foram as favoritas de pilotos de todos os níveis de habilidade em todo o mundo e conquistaram inúmeras vitórias em Copas do Mundo. A Spark 2022 pretende continuar esse legado nas trilhas competições.
Convidamos você a assistir ao vídeo
Esta é a quarta geração da Spark, que estreou em 2008. Desde então é um sucesso contínuo e ininterrupto: vários campeonatos mundiais, dezenas de vitórias em Copas do Mundo, e infinita diversão pelas trilhas do mundo.
Mas, como você pode melhorar algo que já é ótimo? A nova Spark leva a outro nível. #boraver
Tecnologia de suspensão integrada
Uma das mudanças mais notáveis é que o quadro agora tem um amortecedor integrado, o permite melhorar as características da suspensão sem aumentar o peso. Em uma bicicleta deste nível, qualquer melhoria, não importa o quão pequena seja, é especialmente relevante. Para obter o máximo de um shock, a transferência de energia deve ser o mais direta possível. Queremos evitar movimentos ineficazes, ou seja, movimentos laterais no que diz respeito à direção de deslocamento, principalmente quando o amortecedor está em fase de compressão.
A montagem de um amortecedor integrado permite-nos melhorar este aspecto de várias formas. Primeiro, a estrutura da armação em torno do amortecedor, junto com a montagem do munhão, permite um design muito mais rígido, reduzindo o movimento e facilitando a transferência de energia mais eficiente. Além disso, podemos montar rolamentos muito maiores no pivô do tubo do selim para reforçar essa área e reduzir movimentos desnecessários. Nossa tecnologia de suspensão integrada também nos ajuda a posicionar o amortecedor mais para baixo no quadro e, assim, diminuir o centro de gravidade. Assim, obtemos uma pilotagem melhor, mais estável, com sensações que inspiram segurança no ciclista.
Projeto de suspensão: cinemática
A primeira coisa que uma bicicleta com suspensão full precisa para ter sucesso é um bom design de suspensão. Desde a primeira vez que o experimentamos, o design de pivô único da Spark fez com que nos apaixonássemos. Anos se passaram e ainda pensamos que é a melhor opção para XC técnico e trilhas rápidas e intensas. O projeto da suspensão do Spark apresenta uma cinemática específica comprovada e menos massa não suspensa. Usar um pivô flexível nas escoras do quadro é uma solução perfeita para bicicletas com esses cursos de suspensão. Isso nos permite manter o sistema muito leve, garantindo o desempenho ideal da suspensão.
Geometria e design da estrutura
Ao escolher a geometria para o quadro Spark, decidimos nos inspirar na ciência ao invés de modismos. Para isso, trabalhamos em estreita colaboração com a SWISS BIOMECHANICS, em colaboração com a SCOTT SRAM MTB Racing Team. O objetivo era criar um quadro tudo-em-um – perfeito para a bicicleta de XC mais rápida e capaz do mundo – e também uma bicicleta de trilha muito dinâmica.
Queríamos oferecer uma posição de pedalada semelhante para a RC e para a 900. Ambas as bikes oferecem aceleração rápida e poderosa, tanto em pé quanto sentado. Com a capacidade integrada de alterar o ângulo de direção, podemos adicionar um garfo mais longo orientado para trilha no 900, ou um garfo com um curso de suspensão ligeiramente menor na RC que pode ser usado em uma posição de corrida mais agressiva.
E qual é o resultado? Uma bicicleta XC que pode descer ladeiras como uma bicicleta de trilha sem sacrificar nada quando você precisa empurrar com força, e uma bicicleta de trilha com a qual você pode acelerar na subida e descer ainda mais rápido.
Guidão SYNCROS Fraser iC
A nova Spark vem com guidão Syncros Fraser iC. A integração de cabos apresenta problemas específicos, e o pacote Fraser foi projetado em parte exatamente com isso em mente: os designers da Syncros pensaram em como os cabos podem passar por baixo do guidão e descer pelas laterais da haste antes de desaparecer no tubo superior com peças de plástico integradas para mantê-lo limpo e eficiente. Isso evita que os cabos se dobrem ou se torçam, além de finalizar a frente com um acabamento minimalista. Todos os nossos designs de guiador e avanço incluem várias opções para a montagem de computadores, luzes e câmeras, tanto acima quanto abaixo do guidão.
“Podemos dizer com segurança que tive muitos sucessos nos últimos anos com a Spark. Desde que dei minha primeira pedalada na nova versão, eu sabia que a seqüência de vitórias duraria anos. Da geometria à integração, a nova Spark RC mantém tudo que eu gosto da versão anterior, só que agora eles estão muito melhor”.
Nino Schurter Oito vezes campeão mundial, campeão europeu e campeão olímpico
SCOTT-SRAM MTB Racing
A NOVA gama Spark: RC e 900
A linha Spark é composta por 21 modelos. É dividido em duas categorias, a RC para competição XC e outra, a 900, com suspensão mais curta e projetada para uso em trilha.
Embora ambos usem o mesmo quadro, eles são muito diferentes. Comparado com a Spark RC, a 900 vem com uma ficha técnica mais voltada para trilhas.
“Adoro andar com uma bike de suspensão curta, mas vendo o desempenho da nova Spark 900 nas descidas, receio que a minha bike de Enduro passe mais tempo na garagem a partir de agora.”
Brendan Fairclough Factory SCOTT DH
Contessa Spark RC e Spark 900
A nova linha Spark de bicicletas SCOTT se completa com modelos específicos da linha Contessa. No total, são 4 modelos específicos para mulheres da nova Spark, o modelo RC e três modelos 900. Todos eles têm pontos de contato específicos para mulheres e configurações personalizadas no garfo e amortecedor para pilotos mais leves.
“A nova bicicleta SCOTT Spark RC representa um grande avanço em design e funcionalidade nas bikes de cross country. Chama a atenção pelo seu design mais limpo e sofisticado, posso afirmar por experiência própria que, além de ser muito bonita, é ótimo andar de bicicleta.”
Kate Courtney Campeão da Copa do Mundo 2019
SCOTT-SRAM MTB Racing
E ISSO NÃO É TUDO, AMIGOS
Sabemos que é normal oferecer esses níveis de tecnologia e integração em bicicletas de carbono, mas queremos que todos tenham esses benefícios na ponta dos dedos em toda a linha, incluindo modelos de liga de alumínio. Os modelos Spark 950, 960 e 970 apresentam a mesma ficha técnica espetacular de seus irmãos de carbono, mas a um preço mais baixo.
Preços e disponibilidade
Você encontrará todas as informações sobre preços e fichas técnicas em scott-sports.com e em breve por aqui no bikecast, mais informações.
A nova linha de produtos Spark estará disponível nas autorizadas brasileiras nas próximas semanas.
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