A equipe Alpecin Fenix de Van der Poel participará do Tour de France pela primeira vez em 2021 e, como estrela da equipe, MVDP lotou toda a sua agenda do ano. Anteriormente, acreditava-se que ele correria todo o Tour, se recuperaria em apenas 12 dias, viajaria e se aclimataria em Tóquio. No entanto, em uma conferência de imprensa antes da Copa do Mundo de Nove Mesto neste fim de semana, Van der Poel agora diz que pode deixar o Tour mais cedo para se concentrar em suas ambições olímpicas.
As colinas mais vigorosas da primeira semana da prova favorecem o estilo de Van der Poel melhor do que as montanhas mais altas que vêm mais ao final do Tour. Van der Poel é um dos favoritos para conquistar a camisa amarela do líder na primeira semana, mas é improvável que consiga levá-la até a fase final na Champs Elysees em Paris, já que lutaria contra os especialistas em escalada e contra-relógio. Por causa disso, é possível que ele conseguisse uma publicidade valiosa para sua equipe no início do Tour e depois partisse mais tarde para garantir o descanso necessário antes das Olimpíadas.
O site holandês Wielerflits relata que Van der Poel disse: “Durante o Tour, vou manter os Jogos em mente. Ainda não sei se e quando vou deixar o Tour. Vou determinar isso junto com a equipe no decorrer da prova. Eu preferia ter competido as Olimpíadas do ano passado e o Tour este ano, mas não é algo que eu possa escolher este ano, então temos que lidar com isso e tentar estar o mais bem preparados possível”.
Aconteça o que acontecer com as ambições olímpicas e de turismo de Van der Poel este ano, podemos esperar vê-lo no mountain bike por mais algum tempo, pois ele confirmou que continuará com pneus largos até pelo menos as Olimpíadas de 2024 em Paris.
Por James Smurthwaite
Pinkbike.com https://bit.ly/2SKtMhf